top of page
Buscar

Depressão: Como a atividade física pode auxiliar no combate desse mal!

Atualizado: 11 de jul. de 2020

De maneira geral, as pessoas que sofrem de depressão são menos fisicamente ativas e mais descondicionadas que os indivíduos que não tem depressão. (Martinsen, 1990)


Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para estes pacientes (a intensidade deve ser de moderada a moderada alta, 50 a 85% da FCmax), porém os treinos de musculação também poderem ser utilizados (8 repetições a 80% do peso máximo). A recomendação é de 3 a 5 vezes por semana, sessões de 45 a 60 minutos, porém mesmo que o paciente não atinja a frequência ou intensidade de exercícios recomendadas, a atividade ainda pode ser benéfica. Os pacientes devem sentir melhoras nos sintomas da depressão cerca de 4 semanas após o início dos exercícios (este período inicial é o mais difícil pois o paciente ainda não percebe os resultados), mas os autores recomendam que o programa seja mantido por pelo menos 10 a 12 semanas, sendo que o ideal seria a prática constante de exercícios, a fim de obter maior efeito antidepressivo.


Então vamos citar alguns benefícios que a prática de atividade física pode trazer aos seus praticantes que estão passando por esse "mal do século":


📍Libera endorfina, proporcionando sensação de prazer e bem estar.

📍Libera serotonina, considerada por médicos como um estabilizador natural do humor.

📍Dopamina, conhecido como hormônio do prazer.

📍Melhora da auto estima e auto confiança.

📍Maior contato social.

📍Diminui o os níveis de stress e ansiedade.


🎯 Não é substituir o trabalho do médico especialista, mas sim ter uma ferramenta a mais para combater o desânimo e tudo o que a depressão traz.

.

💡 Ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!" Dt 31:8.


Obrigado, Thiago Bazilio (@coachbazilio) por propor esse tema tão relevante na sociedade atual!



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page